Imposto não retido: Acréscimos legais

Quais os acréscimos legais incidentes sobre o imposto não retido por força de decisão judicial, caso a decisão final confirme como devido o imposto em litígio?

A multa de mora fica interrompida desde a concessão da medida judicial até o 30º (trigésimo) dia de sua cassação, nos termos do artigo 63, § 2º da Lei nº 9.430/1996:

Art. 63. (...)

§ 2º A interposição da ação judicial favorecida com a medida liminar interrompe a incidência da multa de mora, desde a concessão da medida judicial, até 30 dias após a data da publicação da decisão judicial que considerar devido o tributo ou contribuição.

No caso de pagamento após esse prazo, a contagem da multa de mora será reiniciada a partir do 31º (trigésimo primeiro) dia, considerando, inclusive e se for o caso, o período entre o vencimento originário da obrigação e a data de concessão da medida judicial.

Em qualquer hipótese, os juros de mora serão devidos sem qualquer interrupção desde o mês seguinte ao vencimento estabelecido na legislação do imposto.

Base Legal: Art. 63, § 2º da Lei nº 9.430/1996 e; Itens 19.1 a 19.3 do PN Cosit nº 1/2002 (Checado pela Tax Contabilidade em 24/10/17).

Este material foi escrito no dia 10/08/2015 pela Equipe Técnica da Tax Contabilidade e está atualizado até a legislação vigente em 24/10/2017 (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações legais.

"Tax Contabilidade. Imposto não retido: Acréscimos legais (Area: Impostos Retidos). Disponível em: http://www.tax-contabilidade.com.br/pergResps/pergRespsIndex.php?idPergResp=1923. - Acesso em: 20/11/2017."