Logomarca - Tax Contabilidade Logomarca - Tax Contabilidade Fale Conosco
Logomarca - Tax Contabilidade

Faça aqui uma busca em nosso Site:

Adiantamento a fornecedores: Estoque

1) Pergunta:

Como deve ser contabilizado os adiantamentos feitos a fornecedores para aquisição de materiais de estoque?

2) Resposta:

Os valores correspondentes aos adiantamentos feitos aos fornecedores para compra de mercadorias, matéria-prima (MP), insumos ou materiais de uso e/ou consumo deverão ser classificados à "débito" em conta intitulada "Adiantamentos a Fornecedores" do subgrupo "Estoques" ou "Almoxarifado" (quando tratar-se de material de uso e/ou consumo), no Ativo Circulante (AC), pois representam uma expectativa futura de se transformar nesses tipos de bens (1). Esse lançamento contábil terá como contrapartida (à crédito) uma conta de disponibilidade, na qual o numerário adiantado ao fornecedor deu saída, qual seja: "Caixa (AC)" ou "Bco. c/ Mvto. (AC)".

Assim, tendo como base essa classificação, sugerimos o seguinte lançamento contábil:

Pela registro do adiantamento feito ao fornecedor ____________:

D - Adiantamentos a Fornecedores (AC ou ANC)

C - Caixa (AC) ou Bco. c/ Mvto. (AC)


Legenda:

AC: Ativo Circulante; e

ANC: Ativo Não Circulante.

Registra-se que o valor adiantado ficará nessa conta até que o negócio seja realizado (ou concretizado), em outras palavras, o adiantamento somente será baixado por ocasião da entrada da mercadoria, MP, insumos, materiais de uso e/ou consumo, entre outros, no estabelecimento adquirente, mediante o seguinte lançamento contábil:

Pela baixa "total ou parcial" do adiantamento feito ao fornecedor ____________:

D - Fornecedores (PC)

C - Adiantamentos a Fornecedores (AC)


Legenda:

AC: Ativo Circulante; e

PC: Passivo Circulante.

Já a Nota Fiscal (NF) correspondente à compra deverá ser registrada a débito da conta contábil "Estoques (AC)" e a crédito da conta "Fornecedores".

Notas Tax Contabilidade:

(1) A classificação em conta do subgrupo "Estoques" ou "Almoxarifado" deverá ser feita, é claro, quando a empresa possua controle permanente de estoque. Caso contrário, ou seja, quando o controle do estoque for feito de forma periódica, através de inventários, o adiantamento deverá ser classificado no grupo Ativo Circulante (AC), em conta específica de "Adiantamentos a Fornecedores (AC)" do subgrupo "Outros Créditos".

(2) Leia nosso Roteiro intitulado "Adiantamentos a fornecedores" e veja o tratamento contábil que os profissionais da Contabilidade deverão observar ao registrar os adiantamentos feitos aos fornecedores para compra de bens, serviços ou pela obtenção de direitos que serão entregues ou transmitidos futuramente.

Base Legal: Art. 180 da Lei nº 6.404/1976 (Checado pela Tax Contabilidade em 25/08/17).
Informações Adicionais:

Este material foi escrito no dia 30/06/2015 pela Equipe Técnica da Tax Contabilidade e está atualizado até a legislação vigente em 25/08/2017 (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações legais.

Não é permitido a utilização dos materiais publicados pela Tax Contabilidade para fins comerciais, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. Também não é permitido copiar os artigos, materias e arquivos do Portal Tax Contabilidade para outro site, sistema ou banco de dados para fins de divulgação em sites, revistas, jornais, etc de terceiros sem a autorização escrita dos proprietários do Portal Tax Contabilidade.

A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida desde que indicada a fonte:

"Tax Contabilidade. Adiantamento a fornecedores: Estoque (Area: Lançamentos Contábeis). Disponível em: http://www.tax-contabilidade.com.br/pergResps/pergRespsIndex.php?idPergResp=1830. - Acesso em: 21/11/2017."