Qual é o tratamento tributário dos rendimentos obtidos pela pessoa física nas aplicações de renda fixa?

Os rendimentos produzidos por aplicação financeira de renda fixa são tributados na fonte, às alíquotas de:

1. 22,5%, em aplicações com prazo de até seis meses;
  2. 20%, em aplicações com prazo de seis meses e um dia até doze meses;
  3. 17,5%, em aplicações com prazo de doze meses e um dia até vinte e quatro meses;
  4. 15%, em aplicações com prazo acima de vinte e quatro meses.
Base Legal: Questão 690 do Perguntão IRPF/2017.

Este material foi escrito no dia 25/05/2015 pela Equipe Técnica da Tax Contabilidade e está atualizado até a legislação vigente em 16/04/2017 (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações legais.

"Tax Contabilidade. Aplicações Financeiras (RF e RV): Aplicações de renda fixa - Tratamento tributário (Area: Perguntão IRPF). Disponível em: http://www.tax-contabilidade.com.br/pergResps/pergRespsIndex.php?idPergResp=1661. - Acesso em: 25/04/2017."