Logomarca - Tax Contabilidade Logomarca - Tax Contabilidade Fale Conosco
Logomarca - Tax Contabilidade

Faça aqui uma busca em nosso Site:

Análise de Balanços: Grau de endividamento da empresa (GEE)

1) Pergunta:

O que vêm a ser o índice que mede o Grau de endividamento da empresa (GEE) e qual sua fórmula de cálculo?

2) Resposta:

A demonstrações financeiras das empresas como o Balanço Patrimonial (BP), a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) contém informações relevantes para seus gestores e para os usuários que mantêm com ela uma relação de negócios. A utilização de indicadores derivados das informações dessas demonstrações é de suma importância para a administração de um empresa de qualquer porte ou natureza.

Portanto, diversos índices podem ser calculados a partir das demonstrações financeiras, cada um com uma finalidade específica. Porém, para a presente questão, uma têm maior relevância, qual seja, o índice que mede o Grau de endividamento da empresa (GEE).

Esse índice tem por objetivo descobrir a proporção dos ativos financeiros com recursos de terceiros, representando, portanto, o grau de endividamento desses ativos:

	GEE = Passivo Circulante (PC) + Passivo Não Circulante (PNC) / Ativo Total

O GEE também é conhecido como índice de débito, mede a porcentagem dos recursos totais provenientes de credores, incluído todas as obrigações, inclusive as de longo prazo. Os credores preferem índices de endividamentos moderados, quanto menor o índice, maior será suas margem de segurança, em caso de liquidação. Já os proprietários buscam fonte de recursos para alavancar os seus ganhos.

Obviamente, quanto menor for essa proporção, mais tranquila será a situação da empresa e maior a facilidade de obtenção de eventuais empréstimos. O ideal para análise desse índice é efetuar uma comparação desses resultados com os de empresas do mesmo ramo de atividade ou de períodos anteriores da própria empresa.

Base Legal: Internet (Checado pela Tax Contabilidade em 21/09/17).
Informações Adicionais:

Este material foi escrito no dia 11/01/2015 pela Equipe Técnica da Tax Contabilidade e está atualizado até a legislação vigente em 21/09/2017 (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações legais.

Não é permitido a utilização dos materiais publicados pela Tax Contabilidade para fins comerciais, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. Também não é permitido copiar os artigos, materias e arquivos do Portal Tax Contabilidade para outro site, sistema ou banco de dados para fins de divulgação em sites, revistas, jornais, etc de terceiros sem a autorização escrita dos proprietários do Portal Tax Contabilidade.

A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida desde que indicada a fonte:

"Tax Contabilidade. Análise de Balanços: Grau de endividamento da empresa (GEE) (Area: Contabilidade Geral). Disponível em: http://www.tax-contabilidade.com.br/pergResps/pergRespsIndex.php?idPergResp=1173. - Acesso em: 10/12/2017."