Logomarca - Tax Contabilidade Logomarca - Tax Contabilidade Fale Conosco
Logomarca - Tax Contabilidade

Faça aqui uma busca em nosso Site:

1) Registro 0220 do Sped-Fiscal:

Veremos neste capítulo do Guia Prático o layout do Registro 0220 do Sped-Fiscal que trata dos fatores de conversão de unidades.

Base Legal: Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital - EFD-ICMS/IPI da Receita Federal do Brasil (Checado pela Tax Contabilidade em 17/01/17).

2) Layout:

Este Registro tem por objetivo informar os fatores de conversão dos itens discriminados na Tabela de Identificação do Item (Produtos e Serviços) entre a unidade informada no Registro 0200 e as unidades informadas nos registros dos documentos fiscais ou nos registros do controle da produção e do estoque - Bloco K.

Nos documentos eletrônicos de emissão própria, quando a unidade comercial for diferente da unidade do inventário, este registro deverá ser informado.

Quando for utilizada unidade de inventário (Bloco H) ou unidade de medida de controle de estoque (Bloco K) diferente da unidade comercial do produto é necessário informar o Registro 0220 para informar os fatores de conversão entre as unidades.

Na movimentação interna entre mercadorias (Registro K220), caso a unidade de medida da mercadoria de destino for diferente da unidade de medida da mercadoria de origem, este registro é obrigatório para informar o fator de conversão entre a unidade de medida de origem e a unidade de medida de destino.

Não podem ser informados 2 (dois) ou mais registros com o mesmo conteúdo no campo "UNID_CONV".

CampoDescriçãoTipoTam.Dec.Obrig.
01 REG Texto fixo contendo "0220". C 004 - O
02 UNID_CONV Unidade comercial a ser convertida na unidade de estoque, referida no Registro 0200. C 006 - O
03 FAT_CONV Fator de conversão: fator utilizado para converter (multiplicar) a unidade a ser convertida na unidade adotada no inventário. N - 6 O

Observações:

  1. Nível hierárquico: 3;
  2. Ocorrência: 1:N;
  3. Coluna Entrada e/ou Saída: O "O" significa que o campo deve ser sempre preenchido (ou apresentado). Já o "OC" significa que o campo deve ser preenchido (ou apresentado) sempre que houver a informação a ser apresentada. Por fim, o "N" significa que o registro não pode ser preenchido (ou apresentado).
Base Legal: Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital - EFD-ICMS/IPI da Receita Federal do Brasil (Checado pela Tax Contabilidade em 17/01/17).

2.1) Observações sobre o preenchimento:

* Campo 01 (REG): Valor Válido: [0220].


* Campo 02 (UNID_CONV): Validação: o valor informado no campo deve existir no campo "UNID" do Registro 0190.


* Campo 03 (FAT_CONV): Validação: o valor informado no campo deve ser maior que "0" (zero).

Base Legal: Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital - EFD-ICMS/IPI da Receita Federal do Brasil (Checado pela Tax Contabilidade em 17/01/17).
Informações Adicionais:

Este material foi escrito no dia 16/12/2013 pela Equipe Técnica da Tax Contabilidade e está atualizado até a legislação vigente em 17/01/2017 (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações legais.

Não é permitido a utilização dos materiais publicados pela Tax Contabilidade para fins comerciais, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. Também não é permitido copiar os artigos, materias e arquivos do Portal Tax Contabilidade para outro site, sistema ou banco de dados para fins de divulgação em sites, revistas, jornais, etc de terceiros sem a autorização escrita dos proprietários do Portal Tax Contabilidade.

A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida desde que indicada a fonte: